Este e-book é resultado da dissertação de Mestrado Profissional intitulado: “DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DAS ATIVIDADES DE VIDA AUTÔNOMA (AVA) NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA”, defendida no Programa de Pós-graduação Profissional em Educação da UNIUBE – campus Uberlândia, sob a orientação da Professora Doutora Sandra Gonçalves Vilas Bôas. Na pesquisa buscou-se “investigar quais ações pedagógicas podem ser desenvolvidas para ensino de Matemática com alunos com deficiência que contemplem Atividade de Vida Autônoma (AVA)”. O e-book está organizado em quatro capítulos. O primeiro capítulo, consta a introdução. O segundo capítulo, é composto pelas fundamentações teóricas acerca da Educação Especial, Educação Inclusiva e os desafios da Heterogeneidade, as Atividades de Vida Autônoma (AVA), o Ensino de Matemática e o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). No terceiro capítulo tem-se os contextos de investigação, Higiene Oral; Alimentação na escola e visita ao supermercado: a matemática na alimentação; compreendendo as variações de temperatura no dia a dia. Ao final de Cada Contexto de Investigação, apresentamos um item intitulado “Considerações sobre o contexto a partir dos dados obtidos na pesquisa de campo” No capítulo três fazemos as considerações sobre a pesquisa.