Este e-book é resultado da dissertação de Mestrado Profissional intitulada “A constituição de conhecimentos em Tecnologias Digitais de um grupo de professoras do ensino fundamental I em um curso de formação continuada em serviço”, defendida no Programa de Pós-graduação Profissional em Educação: Formação Docente da Universidade de Uberaba (PPGPE/UNIUBE) – Campus Uberlândia, sob a orientação da Profa. Dra. Sandra Gonçalves Vilas Bôas. Na pesquisa, buscou-se compreender como um curso de formação continuada desenvolvido no lócus escolar com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, intitulado “TDICs para a Educação Básica”, pode contribuir para a constituição de conhecimentos integrados às tecnologias digitais TDs. O texto foi organizado em capítulos. O primeiro capítulo consta a introdução, na qual apresentamos a relevância do tema diante do contexto e dos sujeitos da pesquisa; no segundo, há a fundamentação teórica; no terceiro, elencamos os contextos de investigação, no qual apresentamos orientações para construção de uma proposta formativa. Está dividio em três módulos, quais sejam: – “Práticas educativas: exercitando o Canva como instrumento pedagógico”, “Práticas educativas: exercitando o aplicativo Book Creator” e “Práticas educativas: exercitando o programa HotPotatoes”; no quarto capítulo, tecemos as considerações finais sobre a pesquisa.