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Proposta pedagógica de formação de professores da educação básica da rede pública estadual – SEE/SRE Paracatu MG - Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER): um olhar sobre o racismo no contexto escolar

Sinopse

Este e-book é resultado da dissertação de mestrado profissional intitulado: "A Educação das Relações Étnico-Raciais ( ERER) na Escola Estadual Alminda Alves da Silva na cidade de Brasilândia de Minas MG, defendida no Programa de Pós-graduação Profissional em Educação da UNIUBE _ campus de Uberlândia, sob a orientação da professora Dra. Selva Guimarães. A pesquisa buscou analisar as ações educativas desenvolvidas pelos docentes da Escola Estadual Alminda Alves da Silva, em Brasilândia de Minas, MG, e de que maneira os saberes e as práticas educativas construídas na instituição contribuem para combater o racismo e a discriminação racial . Como produto educacional da dissertação, apresentamos uma proposta pedagógica de formação de professores da educação básica da rede pública estadual . O principal objetivo deste e-book é oferecer possibilidades de ensino e aprendizagem, promover colaborativamente a formação continuada de todos os professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental da rede estadual de ensino, com vistas a discutir as práticas educativas e pedagógicas dos professores (as), fortalecendo o diálogo com as propostas da DCNERER, BNCC, CRMG, bem como na Lei 10639/03, para garantir a qualidade das ações das práticas docentes em sala de aula. As atividades sugeridas e apresentadas neste e-book foram desenvolvidas com intenção de auxiliar os professores na elaboração dos planos de curso e planejamento das aulas, desenvolvendo assim conceitos, saberes e práticas pedagógicas pertinentes a temas sociais voltados para a erradicação do racismo no contexto escolar.

Informações Relevantes

Organizadores Lilia Aparecida Andrade Leite e Sandra Gonçalves Vilas Bôas
Ano de lançamento 2024
Número de páginas 50
ISBN 978-65-80008-47-6
Palavras-chave 1. Formação de professores 2. Formação continuada 3. Educação intercultural 4. Educação básica