#

ScratchLab: telas e trilhas

Sinopse

Este e-book é resultado da dissertação de Mestrado Profissional intitulado: “INTERFACE DO INGLÊS COM O SCRATCH: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO 2024”, defendida no Programa de Pós-graduação Profissional em Educação da UNIUBE – campus Uberlândia, sob a orientação da Profa. Dra. Sandra Gonçalves Vilas Bôas. Na pesquisa buscou-se “Compreender a constituição dos saberes em Língua Inglesa, de um grupo de alunos do 3º ano do Ensino Médio em Tempo Integral, da Escola Estadual Deputado Quintino Vargas, na cidade de Pirapora/MG, a partir da construção de Jogos Digitais Educacionais, utilizando o software Scratch”. O livro está organizado com a seguinte estrutura: Introdução; no Capítulo 1, apresentamos a oficina, cujo objetivo foi permitir que os alunos se apropriassem das funcionalidades e das aplicabilidades do software Scratch. Com isso, os estudantes puderam posteriormente desenvolver os Jogos Digitais Educacionais explorando os conteúdos estudados em Língua Inglesa. No Capítulo 2, apresentamos as telas iniciais e as trilhas dos jogos criados pelas equipes: QuizUndertheSea; Diva e os Encantados; O Resgate da Princesa Venelope; My New Cyber Café. Essa organização visa proporcionar uma compreensão clara e detalhada do processo e dos resultados alcançados pelos alunos. Cada subseção destaca as diferentes etapas dos jogos, evidenciando a aplicação prática do Scratch no desenvolvimento de habilidades linguísticas e tecnológicas. Ao final, é possível observar a diversidade e a criatividade dos jogos produzidos, refletindo o sucesso da integração entre educação e tecnologia promovida pela pesquisa. Fechamos com as Considerações Finais e as referências que embasaram este produto educacional.

Informações Relevantes

Organizadores Sonia Lopes Alves do Amaral e Sandra Gonçalves Vilas Bôas
Ano de lançamento 2024
Número de páginas 111
ISBN 978-65-80008-43-8
Palavras-chave 1. Jogos digitais educacionais 2. Ensino médio 3. Ensino de Língua Inglesa 4. Scratch 5. Recursos tecnológicos